sábado, 3 de outubro de 2009

Monumento Natural Pedra das Flores sofre com as queimadas

Considerado um dos maiores tesouros ecológicos de São José do Vale do Rio Preto, o Monumento Natural Pedra das Flores foi parcialmente consumido pelas chamas de um incêndio, destruindo a vegetação de campos de altitude, rica em bromélias e orquídeas.


O fogo destruiu um bioma que se recuperava de outro incêndio, que em 2005 consumiu toda a reserva, depois que um agricultor ateou fogo na pastagem de seu sítio, no entorno do parque. Ainda não se sabe quem ou o que causou o fogo, mas uma equipe de voluntários estará inspecionando o local hoje em busca de evidências e deverá comunicar o fato ao conselho de administração do Mosaico Central Fluminense, já que a unidade de conservação faz parte do corredor de vegetação administrado pelo IBAMA e o INEA. 


A constatação aconteceu após um grupo de turistas de Petrópolis visitar o local e encontrar o cenário carbonizado. Segundo disseram os turistas, o fogo consumiu toda a vegetação desde a margem do rio Calçado até o paredão rochoso que dá acesso ao Campo Dois, local preferido para acampamentos e escaladas. 


O local vem sendo estudado por biólogos e, com esse incêndio, as pesquisas sofrerão profundos danos. Desde maio, algumas ações de pessoas contrárias a criação da reserva têm causado prejuízos ao grupo que elabora o plano de manejo. Dias após a missa do trabalhador, realizada tradicionalmente ali no dia 1º de maio, a placa de aço do pórtico de entrada foi retirada, fios de arame farpado colocados na trilha e duas tentativas de incêndio registradas. A secretaria do meio ambiente de São José do Vale do Rio Preto deve adotar medidas administrativas diante desse novo episódio, uma vez que é uma das responsáveis pela gestão compartilhada das unidades de conservação do mosaico.




Fonte: Agência Serra
-----------------------------------------------------------------------------

Em matéria de conscientização ambiental, foi preparado uma bela apresentação de slides com fotos das recentes queimadas.A apresentação foi colocada no RapidShared e pode ser baixada no link:


http://rapidshare.com/files/288567909/O_menino_e_a___rvore_-__Pedra_das_Flores.pps.html
 




Um comentário:

  1. Puxa vida, que peninha!!!!
    Faz muito tempo que não vou a Pedra das Flores, mas é um lugar muito, muito bacana. Fiquei triste em ler essa notícia. Espero que a natureza se recupere rapidamente. A propósito, lindas fotos! :)
    Um abraço,
    Camila

    ResponderExcluir